CAROS ALUNOS,
TENHA COMO HÁBITO FAZER LEITURAS DIÁRIAS DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO: POEMAS, FÁBULAS, GIBIS, LIVROS, RECEITAS, ETC. PRATIQUE A LEITURA EM VOZ ALTA PARA PRATICAR A ENTONAÇÃO.
AS ATIVIDADES A SEGUIR, DEVEM SER COPIADAS E REALIZADAS NO CADERNO.
ATÉ A VOLTA!
A CAIXINHA DE SEGREDOS
Silvia tinha uma
caixinha de segredos. Era uma caixinha quadrada, onde guardava uma porção de
coisas: um botão dourado, uma tampa de
caneta, uma pedaço de papel celofane azul, uma bala de hortelã, um alfinete bem
pequeno.
Essas coisas
ficavam bem apertadinhas, uma de encontro às outras, por causa das três
histórias que também moravam dentro da caixinha.
Tinha história de
passarinho. Tinha história de gruta e de lago de chocolate.
Eram histórias
que Silvia tinha inventado para ela e que ninguém podia saber. De noite, quando
a casa inteira dormia, Silvia, sem fazer barulho, abria a gaveta trancada onde
ficava a caixinha e entrava numa das
histórias.
AUTORA: MIRNA PINSKY
_____________________________________________________________
RESPONDA
1)
Quem é a autora do texto?
2)
Esta narrativa está na 1º ou 3º pessoa?
3)
Quem conta a história, a personagem ou o narrador?
4)
Como era a caixinha de Silvia?
5)
O que ela guardava dentro da caixinha?
6)
Por que a garota pegava a caixinha quando todos iam
dormir?
7)
Separe e classifique as palavras:
Caixinha
Tampa
Passarinho
Histórias
Botão
Três
-------------------------------------------------------------------------------------
LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO:
1) Esse texto é:
( ) uma piada
( ) uma fábula
( ) notícia
2) Camponeses são pessoas que moram no _______________
3) O que esse casal tinha de tão especial?
4) Segundo a história, o casal ficou ganancioso. Em parte da história vemos isso?
5) O que eles achavam que tinha dentro da gansa?
6) O que aconteceu no final da história?
7) Toda fábula tem uma moral, que moral você daria para esta?