PORTUGUÊS - 3º ANO

QUERIDOS ALUNOS,

SEPARAMOS ALGUMAS ATIVIDADES PARA VOCÊS REALIZAREM EM CASA, NESSES DIAS DE QUARENTENA.
LEIA COM ATENÇÃO, COPIE E RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO.

UM ABRAÇO E ATÉ A VOLTA.

=====//=====


*Atividade 1*

GIRAFA COMEMORA ANIVERSÁRIO COM ALHO-PORÓ E BANANAS

ALHO-PORÓ E BANANAS FORAM OS PRESENTES DE EDGAR, UMA GIRAFA DO ZOOLÓGICO ALEMÃO QUE ACABA DE COMPLETAR 12 ANOS.

O ANIMAL É PAI DE OITO FILHOS E CINCO DELES VIVEM EM OUTROS ZOOLÓGICOS EUROPEUS. DURANTE A COMEMORAÇÃO DE SEU ANIVERSÁRIO, ALÉM DA COMIDA OFERTADA PELOS FUNCIONÁRIOS DO ZOO, EDGAR GANHOU TAMBÉM A COMPANHIA DE UM DOS SEUS FILHOTES. MAAMUNI TEM DOIS ANOS E, SEGUNDO FUNCIONÁRIOS, COSTUMA BRINCAR COM O PAI NO JARDIM.

GIRAFAS COMO EDGAR SÃO CAPAZES DE COMER FOLHAS DE ÁRVORES DE ATÉ SEIS METROS DE ALTURA, MAS, NESTE CASO, O BICHO PRECISOU SE INCLINAR PARA ALCANÇAR A COMIDA OFERECIDA PELO TRATADOR.


INTERPRETANDO O TEXTO: 

1) POR QUE A GIRAFA EDGAR GANHOU ALHO-PORÓ E BANANAS? ________________________________________________________

 2) ALÉM DE COMIDA, O QUE MAIS A GIRAFA EDGAR GANHOU DE PRESENTE? ________________________________________________________

3)PORQUE EDGAR PRECISOU SE INCLINAR PARA PEGAR O COMIDA OFERECIDA PELO TRATADOR?________________________________________________________

 4) VOCÊ JÁ FOI AO ZOOLÓGICO? O QUE VOCÊ VIU POR LÁ? CONTE PARA A GENTE.
_________________________________________________________

5-COLOQUE O TEXTO EM ORDEM REESCREVENDO COM LETRA CURSIVA:


GIRAFASCOMOEDGARSÃOCAPAZESDECOMERFOLHASDEÁRVORE
SDEATÉSEISMETROSDE ALTURA,MAS, 
NESTECASO,OBICHOPRECISOUSEINCLINARPARAALCANÇARACOMIDAOFERECIDA PELOTRATADOR.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________ 

*Atividade 2*                                                                                                  

VAMOS LER ESTE TEXTO DIFERENTE!

VOCÊ DEVE ESCOLHER UMA DAS PALAVRAS QUE COMPLETE A FRASE DANDO SENTIDO AO TEXTO.

CERTA VEZ, NA BEIRA DE UM ( LAGO, LOJA OU LOBO ), UMA (PETECA, PATA OU PATETA) MUITO CONTENTE FEZ SEU (NARIZ, NINHO OU NOME) E PÔS-SE A CHOCAR SEUS (OVOS, OLHOS OU OMBROS) COM TODO CARINHO.

UM DIA, A (CARA, CASCA OU CAMA) DO PRIMEIRO OVO SE QUEBROU E DELA SAIU UM BONITO (PANINHO, PALITINHO OU PATINHO) .

REESCREVA O TEXTO COM AS PALAVRAS QUE VOCÊ ESCOLHEU, MAS ATENÇÃO REESCREVA COM LETRA CURSIVA.
_______________________________________________________

_______________________________________________________


EXPLORANDO O TEXTO

1) DE QUAL ANIMAL O TEXTO FALA?
________________________________

2) COMO NASCEM OS PATOS?
_________________________________________________________

3) CITE OUTROS ANIMAIS QUE, ASSIM COMO O PATO, TAMBÉM NASCEM DE OVOS.
_________________________________________________________


AGORA VOCÊ VAI SER O AUTOR. CONTINUE A HISTÓRIA A PARTIR DO PONTO EM QUE PAROU. (escreva no seu caderno)


UM DIA, A CASCA DO PRIMEIRO OVO SE QUEBROU E DELA SAIU UM BONITO PATINHO.
_______________________________________________________
_______________________________________________________


*Atividade 3*

LEIA O POEMA COM ATENÇÃO E DEPOIS DESENHE O JARDIM NO SEU CADERNO:                        

MEU JARDIM


MEU JARDIM TEM MUITAS FLORES:
CRAVOS, ROSAS, MARGARIDAS,
AZALEIAS EXIBIDAS,
MANACÁS DE DUAS CORES...
NELE A VIDA CORRE E VOA,
PULA, VIBRA E RI À TOA!

Marcos Bagno. Festa no meu jardim. 
Curitiba: Posigraf, 2013.



*COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA  NO SEU CADERNO*                                                     

INTERPRETANDO O TEXTO:

1. DE ACORDO COM O POEMA, O JARDIM POSSUI:

( ) MUITOS GALHOS
( ) MUITAS FOLHAS
( ) MUITAS FLORES

2. AS FLORES EXIBIDAS SÃO:

( ) ROSAS
( ) AZALEIAS
( ) CRAVOS

3. AS FLORES DE DUAS CORES SÃO:

( ) AZALEIAS
( ) SAMAMBAIAS
( ) ROSAS

4. SEPARE AS SÍLABAS:

ROSAS: ________________________
AZALEIAS: _____________________
CRAVOS: _______________________
MARGARIDAS: _________________


*Atividade 4*


OBSERVE A IMAGEM  E ESCREVA UMA HISTÓRIA NO SEU CADERNO.
LEMBRE-SE: TODA HISTÓRIA TEM COMEÇO,MEIO E FIM.





* Atividade 5*

FAÇA A LEITURA DO TEXTO INFORMATIVO E RESPONDA NO CADERNO:







* SUGESTÕES DE LEITURA* 


  
QUADRINHA

PLANTEI UM ABACATEIRO
PARA COMER ABACATE
MAS NÃO SEI O QUE PLANTAR
PARA COMER CHOCOLATE.


TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO ALFABETIZAÇÃO: LIVRO DO ALUNO / ANA ROSA ABREU ... [ET AL.] BRASÍLIA : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 V. : 64 P. N. 1. FONTE: PIXABAY – ACESSADO EM 29/10/2019



POEMA

O PATO TIRA RETRATO
MÁRIO QUINTANA

O PATO GANHOU SAPATO.
FOI LOGO TIRAR RETRATO.
O MACACO RETRATISTA
ERA MESMO UM GRANDE ARTISTA.
DISSE AO PATO:
“NÃO SE MEXA PARA DEPOIS NÃO TER QUEIXA”.
E O PATO, DURO E SEM GRAÇA COMO SE FOSSE DE MASSA!
“OLHE PRA CÁ DIREITINHO:
VAI SAIR UM PASSARINHO”.
O PASSARINHO SAIU,
BICHO ASSIM NUNCA SE VIU.
COM TRÊS PENAS NO TOPETE
E NO RABO APENAS SETE.


TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO ALFABETIZAÇÃO: LIVRO DO ALUNO / ANA ROSA ABREU ... [ET AL.] BRASÍLIA :
FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 V. : 64 P. N. 1. FONTE: PIXABAY – ACESSADO EM 29/10/2019


PIADA

O MENINO E O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

O MENINO CHEGA EM CASA PERTO DE SEU ANIVERSÁRIO E DIZ:
— PAI, TENHO UMA NOTÍCIA PRA VOCÊ!
— O QUE É? - PERGUNTA O PAI.
— VOCÊ NÃO ME PROMETEU UMA BICICLETA SE EU TIRASSE DEZ
EM LÍNGUA PORTUGUESA?
— SIM, MEU FILHO.
— ENTÃO SE DEU BEM. ECONOMIZOU UM DINHEIRÃO.

ADAPTAÇÃO DO TEXTO DE TRADIÇÃO ORAL, EQUIPE CEIAI.