Roteiro 5º ano A - Profª Rosana
Semana de 26 a 30/04/2021.
Data: 26/04/2021
Matemática
1- Resolver situações-problemas de multiplicação e divisão.
2- Revisar a parte decimal do nosso dinheiro, reconhecendo os décimos e centésimos (fração )
História
_____________________________________________________
Data: 27/04/2021
a) Vamos ler o conto
b) Vamos escolher o personagem que vai contar a história.
c) Vamos levantar alguns aspectos importantes da história.
1- Onde se passa a história?
2- Personagens que fazem parte dela
3- Quem será o personagem-narrador, qual o seu papel na história?
4- Quando acontece os fatos?
5- Vamos fazer um resumo do enredo ( Como começa, o meio e o final da história )
Matemática
1- Cálculo de perímetro
2- Situações-problemas com perímetro
___________________________________________________
a) Vamos escrever uma nova versão do conto: O gato de botas, através do olhar do personagem-narrador.
___________________________________________________
Data: 29/04/2021
Português
a) Escolha uma fábula que conheça bem e escreva uma nova versão dela
b) , onde você pode mudar o início, o meio e o final da história, mantendo os personagens e os acontecimentos.
Ciências
Matemática
____________________________________________________
30/04/2021
=======================
Roteiro 19 a 23 de abril de 2021.
5º ano A - Profª Rosana
Data: 19/4
- Avaliação de Língua Portuguesa
Matemática
2- Complete a tabela de ordens e classes: Extensão territorial
Ed. Física
História pelo Cmsp
- Rio Nilo
Data: 20/4
- Avaliação de Matemática
Português
- Aprender sempre – 61 à 65
O mapa conceitual tem a função de ajudar a resumir e facilitar o estudo de um assunto.
Após a leitura do mapa conceitual, vamos criar um coletivo sobre o narrador da história.
2- Leitura das três versões do conto Chapeuzinho Vermelho, contadas pela Chapeuzinho, pelo Lobo e pelo Caçador.
Matemática
Data: 21/4
FERIADO
Data: 22/04
Português
a) Leia o conto: O soldadinho de chumbo
b) Vamos reescrever coletivamente o trecho abaixo, mudando o foco narrativo para o discurso direto, onde o narrador será o Soldadinho de chumbo.
Matemática
1- Leia e responda o gráfico:
a) Título do gráfico:
Escreva esse número por extenso:
Ciências – pelo cmsp
Educação física
Data: 23/04
Português
a) Leia a fábula, mude o foco narrativo, o discurso indireto para o direto, escolha o personagem que vai contar os fatos e produza o texto com muito capricho.
Matemática
1- Figuras geométricas
a) Vamos observar e analisar os sólidos geométricos:
b) Monte um tabela com os sólidos escrevendo:
Nome do sólido
Número de lados do polígono da base
Número de faces
Número de vértices
Número de arestas
Geografia - pelo cmsp
A pecuária em solo brasileiro
=========================================
Roteiro de 12 a 16 de abril de 2021
Data: 12/4/2021
Matemática
- Aprender sempre 120 à 124
1- Resolver e elaborar problemas envolvendo multiplicação e combinação.
2- Os números racionais e SMB
3- Ler, escrever e ordenar números decimais, usando a reta numérica
História – pelo cmsp
1- Entre vilas e cidades
Educação física
Data: 13/4/2021
Português
- Aprender sempre- 51,52
1- Listando e lendo contos
Ler e compreender gêneros textuais, identificando tempo, espaço, personagens, narrador, discurso direto e discurso indireto nos contos lidos.
Discurso direto: Num texto, numa história temos o discurso direto quando as personagens falam diretamente umas com as outras, em diálogo. Cada fala constrói um personagem.
Exemplo: - Ontem não fiz a lição de casa. Espero não ficar de castigo.
Discurso indireto: As personagens não falam diretamente, mas através de um narrador.
Exemplo: Na segunda-feira Marcelo me falou que não fez a lição de casa e espera que não fique de castigo.
Matemática
- Aprender sempre: 125
Quem ficou com a maior parte?
1- Identificar e representar frações
Arte
Data: 14/04/2021
Português
Aprender sempre – 53 à 56
1- Ler um conto tradicional e elencar os acontecimentos principais da história.
Arte
Data: 15/4/2021
Português
- Aprender sempre – 57 à 60
- Analisando uma versão de conto tradicional com personagem-narrador
1- Vamos ler e observar a escrita de um conto do ponto de vista de um personagem-narrador.
O personagem-narrador é o um personagem que conta a história, que narra os acontecimentos.
Matemática
- Aprender sempre – 126 à 127
As figuras geométricas
1- Nomear, identificar na contagem de face, vértice, aresta
2- Planificação
Ciências – pelo cmsp
- Gohan com cenoura
Educação física
Data: 16/4/2021
Português
- Aprender sempre – 60,61
Comparando duas versões de um mesmo conto
1- Comparar as duas versões do conto Branca de Neve e os sete anões em relação ao narrador
Matemática
- Aprender sempre – 128
Vamos fazer suco?
1- Resolver problemas com grandezas de capacidade e massa.
AVALIAÇÃO BIMESTRAL
DIA 19/4 – Português
DIA 20/4 - Matemática
=================================
Roteiro de Estudos - 5º ano A - Profª Rosana
DATA: 5/4/2021
Nesta atividade descobriremos algumas curiosidades sobre estádios de futebol, a ordem e posição dos números.
Sabemos que dependendo da posição que um número ocupa, ele terá um valor.
Já conhecemos as classes e ordem dos números.
1- Responda as informações da tabela.
2- Leia a tabela dos ingressos vendidos e responda as informações.
3- Vamos decompor os números
- Educação Física
- Assista as aulas no período da tarde pelo cmsp, tv ou youtube.
_____________________________________________________________________________
Data: 6/04/2021
Português
Já vimos na aula passada um pouco sobre poemas concretos, como são escritos, vimos os vídeos e ouvimos um pouco deles.
O poema concreto é a poesia escrita na forma de um desenho.
Nesta atividade vamos ler um poema concreto e interpretá-lo.
Matemática
2- Correção
Aula de Arte
Data: 7/4/2021
- Vamos ler outros poemas concretos de Fábio Bahia
2- Vamos ler alguns poemas já conhecidos em versos e estrofes e transformá-los em um poema concreto.
3- Responda no caderno:
a) Que poema escolheu ?
b) Nome do autor:
c) Qual é o assunto principal do poema?
_____________________________________________________________________________
- Agora você vai escrever um pequeno poema, com no mínimo 2 estrofes e em cada estrofe 4 versos, se quiser escrever mais, também pode.
Pense num titulo para seu poema e escreva.
Matemática
- Educação física
_____________________________________________________________________________
Data: 9/4/2021
Matemática
1- Continue resolvendo os problemas: