Olá pessoal tudo bem? Vamos continuar ainda por um tempinho fazendo nossas atividades uns longe dos outros.
Mas, continuem fazendo a leitura deleite diária e as atividades que seguem. Espero que você e sua família estejam bem e se cuidando.
Profª Rosana
Semana de 29/06 a 03/07
Segunda-feira – 29/06
Matemática
– Livro Ápis – 126
- quadro de tabuadas
Português
– Ler e escrever – 180 à 182
- Leia as fábulas e responda as questões. _______________________________________
Terça-feira - 30/06
Português
– Produção de texto
Agora que já sabe um pouco mais sobre uma fábula, que tal escrever uma? Sempre lembrando que os personagens são animais e que tem uma moral no final , um ensinamento.
Matemática
– Emai – 72,73
Resolva as situações-problemas de multiplicação. _______________________________________
Quarta-feira – 01/07
Português
– Livro Akpalô – 58 à 60
- Leia o conto tradicional e responda
Matemática
– Livro Ápis -133
- Resolva as situações- problemas _______________________________________
Quinta-feira – 02/07
Ciências – 53,54
Alimentação dos animais - Depois de ler o texto, escreva no caderno como você alimenta o seu bichinho de estimação. Escreva um pouco sobre ele: nome, espécie, como é, e como você o alimenta. Observação: Se você não tiver um, pense em como seria se tivesse e escreva.
Matemática
- Faça as tabuadas do 6,7,8,9.
______________________________________
Sexta-feira – 03/07
Português
– Ler e escrever – 183 –
Leia a fábula e responda:
a) Quem são os personagens?
b) Por que o rato da cidade convidou o rato do campo para morar com ele?
c) Quando o rato do campo chegou na cidade, o que aconteceu com ele?
d) Por que o rato do campo quis voltar para sua casa?
e) Se você estivesse no lugar do rato do campo, faria como ele? Explique:
Matemática
- Emai – 74,75
• Complete as tabelas das tabuadas
________________________________________
Semana
de 22 a 26 de Junho
Segunda-feira –
22/06
Português
– Ler e escrever – 159,160
Leia os textos e encontre os 7 erros na ortografia e preencha a tabela.
Matemática
– Emai 59 à 62
a) Construa o gráfico de acordo com os dados da tabela
b) Resolva os cálculos.
_____________________________________________________
Terça-feira – 23/06
Português
Produção de texto – Relato pessoal é o tipo de texto, onde o narrador que está na primeira pessoa, conta algo que aconteceu com ele. Num relato pessoal sempre colocamos: a data do fato, onde aconteceu, quem estava presente, como aconteceu. Faça aqui um relato pessoal, onde você vai contar um fato que ocorreu com você. Uma festa que você foi, uma viagem... e não esqueça de colocar um titulo.
Matemática
– Emai – 63 e 64
• Arredondamento dos números
• Adição
______________________________________________________
Quarta-feira – 24/06
Matemática
– Emai 66 à 69
• Revisando vértices, faces e arestas.
• Poliedros e planificações
Português
– Ler e escrever 166,167
Você já sabe como um poema está organizado, agora leia este poema concreto e responda as questões.
_____________________________________________________
Quinta-feira -25/06
Geografia
Meio ambiente x poluição
a) O que você acha que polui o meio ambiente?
b) Quem produz tanto lixo, para poluir o meio ambiente?
c) O que acontece com um ambiente que está poluído?
d) É possível diminuir a poluição no meio ambiente? Como?
e) Como você e sua família contribuem para evitar a poluição?
Matemática
– Livro Ápis – 123 e 124
Atividades com multiplicação e combinação ____________________________________________________
Sexta-feira – 26/06
Português
– Ler e escrever – 177 à 182
A) Entrevista
B) Leia as duas fábulas
C) Escreva uma lista de fábulas que você leu ou ouviu.
Matemática
- Faça as tabuadas
do 2, 3, 4 e 5.
=====================================================
Semana de 15 a 19 de Junho
Data - 15/6
Matemática – Emai -42 à 45
Nesta atividade vamos identificar o número de vértices, faces, e arestas de um poliedro. Lembrando que vértice é o ponto de encontro entre as linhas, arestas de um poliedro.
· Face é cada lado do poliedro e Aresta cada linha do poliedro.
Português – Ler e escrever- 150
B) Procure o significado das palavras: debruçado, soslaio, cousas
C) Responda no caderno:
1) Este poema passa a ideia que o personagem está triste ou feliz?
2) O personagem é um camponês. Ele nasceu no campo ou na cidade ?
3) O narrador diz ter pena do camponês . Por que ele sente isso?
4) Quem nasce no campo, vivendo em contato com a natureza, na sua opinião , estranha a vida de quem mora na cidade? Explique:
_______________________________________________
Português – Ler e escrever- 151,152
Nessa atividade estamos vendo a diferença entre adjetivo e substantivo.
Substantivo, nome dado a tudo que conhecemos. Ex: lápis, livro, carro
Adjetivo, características dada ao substantivo.
Exemplo: O lápis é novo.
O suco está azedo.
Meu amigo está triste.
As palavras terminadas em eza, indicam que são substantivos são abstratos porque indicam sentimentos, estados, qualidades.
As palavras terminadas em esa, indicam substantivo concreto.
Princesa- substantivo concreto
Tristeza – substantivo abstrato
Matemática – Emai- 46 à 52
·
Complete a tabela
Lembrando que já conhecemos: Medidas de massa ( peso- quilo e grama ); temperatura ( graus celsius );comprimento ( o metro, centímetro ); capacidade ( litro L e mililitro ml); tempo ( hora e minuto )
· Leia as informações sobre as serpentes e responda a tabela.
_______________________________________________
Matemática - Emai – 55,56
Português – Ler e escrever – 153 à 156
Exemplo: holandesa, chinesa, portuguesa – indicam o lugar de origem de uma pessoa ou objeto, adjetivos pátrios.
- A tecnologia chinesa é avançada.
- A comida portuguesa é gostosa.
Essas palavras são terminam em esa. Já as palavras que terminam em eza, indicam substantivos abstratos.
Exemplo : lindeza, delicadeza. Firmeza
- A beleza da princesa era contagiante.
- O mágico tinha muita esperteza.
_______________________________________________
Data- 18/6
Geografia
Pensando no rio Tietê, que temos bem pertinho, escreva uma lista dos agentes que poluem este rio.
- Quem polui o rio?
- Na sua opinião é possível evitar a poluição dos rios? Como?
Matemática – Emai – 57,58
Leia a tabela e o gráfico, responda as questões .
_______________________________________________
Data- 19/6
Português – Livro Akpalô – 42 à 46
Leia o conto indígena e responda as questões .
Matemática – Livro Ápis 89 à 92
- Faça uma revisão no sistema de medidas – temperatura, tempo, capacidade
====//====
Data – 08/06
Português – Ler e escrever – 147.
Leia a noticia e responda no caderno as perguntas:
a) A noticia lida foi retirada de que fonte?
b) À partir de quando foi suspensa a visita ao zoo e zoo safari?
c) Qual o motivo dessa suspensão de visitas?
d) Na sua opinião, a atitude de suspender as visitas aos parques, foi correta? Por quê?
e) O zoo e o zoo Safari, recomendaram que as pessoas se vacinassem. Você concorda com isso? Justifique a resposta.
Matemática – Emai – 37,38
Leia a tabela e responda as perguntas
Resolva os problemas de adição e subtração
_______________________________________
Data - 09/06
· Uso do am ou ão.
- Os verbos terminados em am, indicam que os acontecimentos já passaram, portanto esses verbos estão no passado.
Já os verbos terminados em ão , indicam que os fatos ainda vão acontecer, portanto, esses verbos indicam o futuro.
- Leia a atividade 1 e circule os verbos que terminam em am e ão.
- Lembre-se que o verbo é a palavra que indica uma ação, um modo ou fenômeno da natureza.
Exemplos – olhou, corre, viajará – ação
-ficou, permanece, estará – modo
- choveu, trovejando, amanhecerá – fenômeno da natureza
* Responda a pág. 149
Matemática – Emai: 39 à 41
- Resolva as estimativas
- Arme e efetue o exercício 3
- Para achar os resultados, faça a operação inversa.
_________________________________________
Data – 10/06
Português – livro Akpalô- 35 à 39
Leia o conto e responda as questões.
Matemática – Livro Ápis – 58
· Classificação dos polígonos
________________________________
Data – 11/06
Ciências – 41 à 45
Leia o texto e faça no caderno uma lista de animais vertebrados e invertebrados que você conhece. No mínimo 7 animais de cada.
Geografia –
Vamos pesquisar: Os rios de São Paulo:
a) Pergunte aos seus pais, quais os nomes de rios que cortam a nossa cidade.
b) Qual o nome do rio que está bem pertinho da gente?
c) Descreva como esse rio está; se poluído, se limpo, se da para nadar, pescar.
__________________________________________
Data: 12/06
Matemática – Livro Ápis- 68
A) Resolva as situações-problemas lendo o gráfico
– Medidas de massa, pág. 73
B) Resolva as atividades da pág. 74.
Português - Livro Akpalô - 40, 41
Uso e sons do c.