4º ano A - Roteiro de Estudos


Olá pessoal tudo bem? Vamos continuar ainda por um tempinho fazendo nossas atividades uns longe dos outros.

Mas, continuem fazendo a leitura deleite diária e as atividades que seguem.  Espero que você e sua família estejam bem e se cuidando.

Profª Rosana


Semana de 29/06 a 03/07


Segunda-feira – 29/06

Matemática

– Livro Ápis – 126

- quadro de tabuadas

Português

– Ler e escrever – 180 à 182

- Leia as fábulas e responda as questões. _______________________________________

Terça-feira  - 30/06

Português

– Produção de texto

Agora que já sabe um pouco mais sobre uma fábula, que tal escrever uma? Sempre lembrando que os personagens são animais e que tem uma moral no final , um ensinamento.

Matemática

 – Emai – 72,73

 Resolva as situações-problemas de multiplicação. _______________________________________

Quarta-feira – 01/07

Português

 – Livro Akpalô – 58 à 60

 - Leia o conto tradicional e responda

Matemática

– Livro Ápis -133

 - Resolva as situações- problemas _______________________________________

Quinta-feira – 02/07

Ciências – 53,54

Alimentação dos animais - Depois de ler o texto, escreva no caderno como você alimenta o seu bichinho de estimação. Escreva um pouco sobre ele: nome, espécie, como é, e como você o alimenta. Observação: Se você não tiver um, pense em como seria se tivesse e escreva.

Matemática

 - Faça as tabuadas do 6,7,8,9.

______________________________________

Sexta-feira – 03/07

Português

– Ler e escrever – 183 –

 Leia a fábula e responda:

 a) Quem são os personagens?

 b) Por que o rato da cidade convidou o rato do campo para morar com ele?

 c) Quando o rato do campo chegou na cidade, o que aconteceu com ele?

 d) Por que o rato do campo quis voltar para sua casa?

 e) Se você estivesse no lugar do rato do campo, faria como ele?  Explique:

Matemática

- Emai – 74,75

 • Complete as tabelas das tabuadas

________________________________________


Semana de 22 a 26 de Junho


Segunda-feira – 22/06

Português

 – Ler e escrever – 159,160

 Leia os textos e encontre os 7 erros na ortografia e preencha a tabela.

Matemática

– Emai 59 à 62

 a) Construa o gráfico de acordo com os dados da tabela

b) Resolva os cálculos.

_____________________________________________________

Terça-feira – 23/06

Português

Produção de texto – Relato pessoal é o tipo de texto, onde o narrador que está na primeira pessoa, conta algo que aconteceu com ele. Num relato pessoal sempre colocamos: a data do fato, onde aconteceu, quem estava presente, como aconteceu. Faça aqui um relato pessoal, onde você vai contar um fato que ocorreu com você. Uma festa que você foi, uma viagem... e não esqueça de colocar um titulo.

Matemática

 – Emai – 63 e 64

 • Arredondamento dos números

 • Adição

______________________________________________________

Quarta-feira – 24/06

Matemática

 – Emai 66 à 69

 • Revisando vértices, faces e arestas.

• Poliedros e planificações

Português

 – Ler e escrever  166,167

Você já sabe como um poema está organizado, agora leia este poema concreto e responda as questões.

_____________________________________________________

Quinta-feira -25/06

Geografia

Meio ambiente x poluição

 a) O que você acha que polui o meio ambiente?

 b) Quem produz tanto lixo, para poluir o meio ambiente?

 c) O que acontece com um ambiente que está poluído?

 d) É possível diminuir a poluição no meio ambiente? Como?

 e) Como você e sua família contribuem para evitar a poluição?

Matemática

 – Livro Ápis – 123 e 124

 Atividades com multiplicação e combinação ____________________________________________________

Sexta-feira – 26/06

Português

 – Ler e escrever – 177 à 182

 A) Entrevista

 B) Leia as duas fábulas

 C) Escreva uma lista de fábulas que você leu ou ouviu.

Matemática

 - Faça as tabuadas do  2, 3, 4 e 5. 

 

=====================================================


Semana de 15 a 19 de Junho


 Data - 15/6

 Matemática – Emai -42 à 45

Nesta atividade vamos identificar  o número de vértices, faces, e arestas de um poliedro. Lembrando que vértice é o ponto de encontro entre as linhas, arestas de um poliedro.

·         Face é cada lado do poliedro e Aresta cada linha do poliedro.

 

   Português – Ler e escrever- 150

    A)     Leia o poema

B)      Procure o significado das palavras: debruçado, soslaio, cousas

C)      Responda no caderno:

1)      Este poema passa a ideia que o personagem está triste ou feliz?

2)      O personagem é um camponês. Ele nasceu no campo ou na cidade ?

3)      O narrador diz ter pena do camponês . Por  que ele sente isso?

4)      Quem nasce no campo, vivendo em contato com a natureza, na sua opinião , estranha a vida de quem mora na cidade? Explique:

_______________________________________________

 Data-  16/6

 

Português – Ler e escrever- 151,152

Nessa atividade estamos vendo a diferença entre adjetivo e substantivo.

Substantivo, nome dado a tudo que conhecemos. Ex: lápis, livro, carro

Adjetivo, características dada ao substantivo.

Exemplo: O lápis é novo.

                  O suco está azedo.

                  Meu amigo está triste

 

As palavras terminadas em eza, indicam que são substantivos são abstratos porque indicam sentimentos, estados, qualidades.

As palavras terminadas em esa, indicam substantivo concreto.

 Exemplo: A princesa, sentia muita tristeza quando ficava sozinha.

                 Princesa- substantivo concreto

                 Tristeza – substantivo abstrato

 

Matemática – Emai- 46 à 52

·         Complete a tabela

Lembrando que  já conhecemos: Medidas de massa ( peso- quilo e grama ); temperatura ( graus celsius );comprimento ( o metro, centímetro ); capacidade ( litro L e mililitro ml);  tempo ( hora e minuto )

 

·         Leia as informações sobre as serpentes e responda a tabela.

_______________________________________________

 Data- 17/6


Matemática -  Emai – 55,56

 Responda , usando a capacidade de massa ( peso ).

 

Português – Ler e escrever – 153 à 156

 Na nuvem de palavras vemos palavras que indicam adjetivos pátrios e substantivos abstratos.

Exemplo: holandesa, chinesa, portuguesa – indicam o lugar de origem de uma pessoa ou objeto, adjetivos pátrios.

- A tecnologia chinesa é avançada.

- A comida portuguesa é gostosa.

Essas palavras são  terminam em esa.  Já as palavras que terminam em eza, indicam substantivos abstratos.

Exemplo : lindeza, delicadeza. Firmeza

- A beleza da princesa era contagiante.

- O mágico tinha muita esperteza.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________________________________________

Data- 18/6


Geografia

 Pensando no  rio Tietê, que temos bem pertinho, escreva uma lista dos agentes que poluem este rio.

- Quem polui o rio?

- Na sua opinião é possível  evitar a poluição dos rios? Como?

 

Matemática – Emai – 57,58

Leia a tabela e o gráfico, responda as questões .

_______________________________________________

Data- 19/6


Português – Livro Akpalô – 42 à 46

Leia o conto indígena e responda as questões .

 

Matemática – Livro Ápis 89 à 92

- Faça uma revisão no sistema de medidas – temperatura, tempo, capacidade 



====//====

Semana de 08 a 12 de Junho 


Data – 08/06

Português – Ler e escrever – 147.

Leia a noticia e responda no caderno as perguntas:

a)      A noticia lida foi retirada de que fonte?

b)      À partir de quando foi suspensa a visita ao zoo e zoo safari?

c)       Qual o motivo dessa suspensão de visitas?

d)      Na sua opinião, a atitude de suspender as visitas aos parques, foi correta? Por quê?

e)      O zoo e o zoo Safari, recomendaram que as pessoas se vacinassem. Você  concorda com isso? Justifique a resposta.

 

Matemática – Emai – 37,38

Leia a tabela e responda as perguntas

Resolva os problemas de adição e subtração

_______________________________________

 

Data - 09/06

 Português – Ler e escrever – 148,149

·         Uso do am ou ão.

- Os verbos terminados em am, indicam que os acontecimentos já passaram, portanto esses verbos estão no passado.

Já os verbos terminados em ão , indicam que os fatos ainda vão acontecer, portanto, esses verbos indicam o futuro.

- Leia a atividade 1 e circule os verbos que terminam em am e ão.

- Lembre-se que o verbo é a palavra que indica uma ação, um modo ou fenômeno da natureza.

Exemplos – olhou, corre, viajará – ação

                   -ficou, permanece, estará – modo

                   - choveu, trovejando, amanhecerá – fenômeno da natureza

* Responda a pág. 149

 

Matemática – Emai: 39 à 41

- Resolva as estimativas

- Arme e efetue o exercício 3

- Para achar os resultados, faça a operação inversa.

_________________________________________

 

Data – 10/06


Português – livro Akpalô- 35 à 39

Leia o conto e responda as questões.

 

Matemática – Livro Ápis – 58

· Classificação dos polígonos

________________________________

 

Data – 11/06

 

Ciências – 41 à 45

Leia o texto e faça no caderno uma lista de animais vertebrados e invertebrados que você conhece. No mínimo 7 animais de cada.

 

Geografia –

Vamos pesquisar: Os rios  de São Paulo:

a)      Pergunte aos seus pais, quais os nomes de rios que cortam a nossa cidade.

b)      Qual o nome do rio que está bem pertinho da gente?

c)       Descreva como esse rio está; se poluído, se limpo, se da para nadar, pescar.


__________________________________________

 

Data: 12/06

 

Matemática – Livro Ápis- 68

A)     Resolva as situações-problemas lendo o gráfico

         – Medidas de massa, pág. 73

B)      Resolva as atividades da pág. 74.


Português - Livro Akpalô - 40, 41

Uso e sons do c.